O EJA (Educação para Jovens e Adultos) costuma gerar confusão porque não se sabe a diferença entre essa modalidade de ensino e o supletivo. E você? Sabe o que significa cada um e qual é o melhor para a sua necessidade?

A verdade é que o EJA e o supletivo são a mesma coisa. Ambos são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e se destinam às pessoas que não concluíram seus estudos do Ensino Fundamental ou Médio no período regular.

Essa oportunidade é ideal para quem deseja conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e até cursar uma faculdade. Para facilitar esse processo, o EJA é oferecido também na modalidade online, sabia?

 

Diferença entre EJA e supletivo

Os nomes EJA e supletivo se referem à mesma metodologia de ensino. Ambos têm o propósito de oferecer estudos a quem precisou abandonar a escola antes de concluir a educação básica.

O EJA surgiu no Brasil no período colonial. O supletivo, como conhecemos atualmente, teve origem na década de 70, a partir da criação da Lei de Diretrizes e Bases.

Atualmente, o EJA, seja online ou presencial, é divido em EJA Ensino Fundamental e EJA Ensino Médio. O primeiro é voltado para pessoas que pararam seus estudos entre o 1º e o 9º ano e o segundo destina-se ao Ensino Médio.

No Supletivo Acelerado, os cursos são organizados por profissionais experientes e todas as aulas estão disponíveis em uma plataforma, para que o aluno as acesse de onde e quando quiser.

Requisitos para se inscrever no EJA:

  • Ter mais de 15 anos, para o Ensino Fundamental;
  • Ser maior de 19 anos, para o Ensino Médio.

 

Como funciona o EJA a distância

O EJA a distância é um curso online, reconhecido pelo MEC, que oferece a possibilidade de concluir seus estudos de forma remota, seja por dificuldades de locomoção, questões de trabalho ou saúde.

O curso é realizado integralmente pela internet, sendo que o aluno tem liberdade para acessar as aulas quando e de onde quiser. No momento de realizar as provas, é preciso se dirigir a uma instituição credenciada para fazer a avaliação.

O diploma do supletivo online é concedido ao aluno após o exame final. Ele tem validade em todo o território nacional e permite que o estudante siga seus estudos, se assim desejar. Muitos, inclusive, partem do supletivo para o vestibular e ingressam na faculdade.

É possível, também, prestar concursos públicos com o diploma do EJA do Ensino Médio. Isso viabiliza a conquista de um posto de trabalho melhor e melhores oportunidades financeiras.

Se você ainda não concluiu seus estudos, vale a pena saber mais sobre supletivo EJA. Conheça o Supletivo Acelerado e conquiste o seu diploma estudando de casa!