Será que um supletivo é reconhecido pelo MEC? Se eu fizer supletivo, terei um diploma válido em todo o Brasil? Como saber em qual supletivo me matricular? Essas e outras dúvidas fazem parte da rotina de muitos estudantes, que têm receio de se inscrever nesses cursos.

Se esse for o seu caso, não se preocupe! O supletivo é, sim, reconhecido pelo MEC. O único cuidado que você precisa ter é verificar se a instituição em que você pretende se matricular é credenciada ao Ministério da Educação.

Quer fazer um supletivo para concluir o Ensino Fundamental ou Médio? Veja o passo a passo a seguir!

 

O supletivo é reconhecido pelo MEC?

Os cursos de supletivo para o 1º e o 2º grau (Ensinos Fundamental e Médio) são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Supletivos a distância, cada vez mais comuns em todo o Brasil, também são regularizados.

A educação a distância é regulamentada pelos Conselhos Estaduais de Educação de cada estado e, por isso, está amparada pela lei.

Por isso, todos os alunos que passarem nas provas finais do supletivo online, receberão certificado válido para prestarem exames como o Enem, por exemplo, ou concursos públicos.

Como o desejo de grande parte desses alunos é chegar à faculdade, o supletivo a distância deixa os estudantes aptos para fazerem qualquer tipo de exame válido em território nacional.

 

Cuidados a tomar antes de se inscrever em um supletivo a distância 

A melhor forma de evitar dores de cabeça ao se matricular em um supletivo online é prevenindo eventuais surpresas. Por isso, algumas dicas são:

  • Verifique se a instituição de ensino é credenciada no MEC;
  • Confira o material didático e como ele é oferecido;
  • Veja opiniões de ex-alunos e suas avaliações sobre o curso;
  • Compare valores e desconfie de preços muito abaixo do mercado.

Feito isso, é hora de se matricular em um supletivo reconhecido pelo MEC. O Supletivo Avançado oferece a possibilidade de você concluir o Ensino Fundamental ou Médio em menos tempo e de forma eficiente.

Conheça melhor o nosso trabalho, veja os depoimentos de nossos ex-alunos e realize seu sonho de finalizar os estudos com quem entende do assunto!